segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pilares – SOLA SCPRITURA (III)

Este terceiro pilar me forçou a estudar um tanto mais, logicamente, não afirmando estar esgotado o assunto ou outros escritos, devido a imensa complexidade do tema.

SOLA SCRIPTURA (somente as escrituras) – princípio que traz por base ter-se as escrituras sagradas (a Bíblia) como único documento passível de nos responder o que encontra-se disponível a respeito de Deus e seu plano de salvação. Este pilar afirma que qualquer interpretação a respeito de Deus deve estar baseada exclusivamente no texto bíblico.

Caso fizéssemos um comparativo com o Direito brasileiro, seria a “Lei seca”, entretanto não seria permitido aqui aceitar doutrinas, analogias e costumes. Apenas a Lei, “Sola Scriptura”!

Os reformadores afirmaram ser a Palavra a única regra de fé e prática do cristão, o que agrediu à “santa” igreja romana, pois o papa ditava (ainda o faz) as normas baseado em suas próprias conclusões, através das “bulas” (como se medicamentos fóssemos!), dogmas e, principalmente, tradições. Não digo aqui que todas as tradições são errôneas, pois são costumes fixados pelo tempo, pela história. Entretanto, me refiro às tradições relacionadas à Bíblia… estas sim, estão erradas, pois não possuem base teológica pautada na “Scriptura”. Assim acontece também dentro das igrejas evangélicas e isso não é alertado, infelizmente. Há tradições ali impostas que não possuem qualquer embasamento bíblico, mas pura interpretação de um pastor, de um conselho, de um concílio… isso precisa ser repensado.

Um tema, bem relacionado a este pilar, muito interessante é o perdão. Sim, o perdão… A Palavra diz que o perdão é gratuito, que Deus não cobra nada de nós, pois nem isso seríamos capaz de fazer.. dar algo em troca do não merecido perdão. Mas a igreja romana, por exemplo, através do perdão papal e sacerdotal, o vende. Antes, a troco de indulgências pecuniárias; hoje, por meio de penitências… 300 “ave maria” aqui, 200 “pai nosso” ali… acender vela praquele santo morto ou subir de joelhos tal escadaria.. como o ser humano é ridículo.. como se Deus fizesse troca…: “olha, Senhor… permita meu filho passar no vestibular e eu vou de joelhos até a cidade de Aparecida”. Deus de câmbio, de favores. E o pior, quem impões as regras é o próprio homem… como se ele tivesse algum poder de estipular o que quer e como quer perante Deus. Difícil de engolir essa… As evangélicas renovadas repetem o erro e ainda marcam horário para o deus deles trabalhar, efetuar milagres, etc… um deus escravo do que querem fazer. Patético.

Atualmente está difícil mesmo ser cristão. Não se ouve mais a voz de Deus como antigamente. Quando Jesus parava para pregar, apenas se dirigia ao povo e falava ou lia. Hoje, temos tv, rádio, internet,.. muito barulho! Na teoria da Comunicação, o ruído está mesmo atrapalhando MUITO. O mundo atual impõe obstáculos tremendos. Além disso, as pessoas vão às igrejas para ouvir sermões “lights”, de auto-ajuda, sempre uma palavra à seu favor. Não entendem estes o real significado do culto À DEUS. Não percebem que Deus pode falar várias vezes contra o ser humano (com toda razão, CLARO), mostrando quem somos, nossos erros.. mas isso ninguém quer. É mais fácil viver como estamos, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário