terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pilares – SOLUS CHRISTUS (IV)

O quarto pilar foi o que mais incomodou a igreja romana na época da Reforma Protestante – “Somente Cristo”. Esta base teórica afirma que o perdão só poderia vir de uma fonte, Cristo Jesus. Quando Lutero veio a afirmar tal verdade, a revolta da igreja romana fora grande. Afinal, pregava-se a venda do perdão por outros meios e os papas passariam a não ter a importância que eles achavam devida, uma vez que o povo teria acesso direto à Deus, mediante o Cristo.

O intrigante é que esta verdade já estava MUITO clara na Bíblia… “EU (Jesus) sou O caminho, A verdade e A vida; ninguém vem ao Pai, se não por mim.” ou “Pois há UM SÓ Deus e UM SÓ mediador entre Deus e os homens; o homem Cristo Jesus.”. Assim, me pergunto: será que eles não sabiam ler direito a Bíblia (pois só eles podiam ter tal acesso naquela época) ou agiram mesmo de má-fé com o povo, para manterem o poder, o controle e a riqueza angariada com as indulgências?

Outra aulinha a ser dada neste tema é a aulinha de português (percebam o meu sarcasmo). Sim, português, pois, afinal, os artigos O e A são artigos DEFINIDOS. Jesus não disse “Eu sou UM caminho…”, mas “Eu sou O caminho”, ou seja, só existe um único caminho!

Importante analisarmos este fato linguístico, pois muitos são aqueles que hoje afirmam: “ah, que isso… o importante é ter uma religião, pois todas as religiões levam à Deus”. Pode ser politicamente correto, mais fácil para controlar massas, etc… afinal, sou melhor em nossos ouvidos e nos facilita a vida, não é? "Dizer o contrário seria arrogância ou soberba… afirmar ter apenas uma forma de se chegar a Deus, de se obter perdão e salvação.. um só caminho.. não é mesmo??? Mas é exatamente isto. Não existem “várias verdades religiosas” ou “a relatividade de Einstein aplicada ao caminho a seguir”. Existe APENAS UMA forma, UMA verdade: SOLUS CHRISTUS. Sei que este “radicalismo” incomoda a MUITOS, mas é este o resultado de se habitar em um mundo onde o governante não é Deus. Afinal, se Satanás ofertou o mundo à Cristo no deserto, é porque ele tem a propriedade, não? Como resultado, agir ou pensar assim, vai incomodar MESMO!

Achei interessante a comparação com um teste de percepção (psicologia) realizado em dado local. Fora colocado um elefante numa sala onde alguns cegos poderia tocar uma parte apenas do animal e descrevê-lo. Imaginem o cego que tocou a tromba. Como este descreveria um elefante? Muito diferente daquele que alcançou a orelha, não? Assim tem sido a percepção de Deus hoje. Cada um pega um pedaço e querem afirmar conhecer a Deus por inteiro.

Neste teste acima, vejam que sempre haverá aquele que está de fora, analisando o teste. Aquele que pode enxergar o elefante por inteiro e ainda notar os cegos tocando em pequenas partes isoladas do animal. Percebam que este, por sua condição em si, não é arrogante ou soberbo, mas simplesmente enxerga o elefante por inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário