segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Abertura de Parênteses... NATAL!

Natal.. que Natal?!? O que é e quando é? Natal é a comemoração do nascimento de Cristo, certo? Facilmente respondido por qualquer um. Mas Jesus nasceu dia 25 de dezembro? Por que fazemos a "ceia de natal"? Por que alguns ainda comemoram na virada do dia 24 para 25? Afinal, se é o "aniversário" de Cristo, por que comemorar na virada, como se ano novo fosse?? Seu aniversário você comemora assim???

Bem, acho interessante como nos habituamos às certas tradições e nem mesmo sabemos o motivo delas. Jesus não nasceu dia 25 de dezembro. Esta data foi nos dada pela igreja católica romana, por volta do ano 354, mas precisamente por um tal Filocalo. A escolha desta data tem um motivo "importante" para o cristianismo. Sabe qual? (por favor, sem rir!!!) Esconder uma data pagã. Antigamente, em Roma se comemorava a festa do "Sol Invencível" e o dia 25 de dezembro marcava o solstício de inverno, ou seja, a época do ano em que o sol ficava mais "fraco". O mais interessante é que isso só acontecia no hemisfério norte!!! :) Esta festa fora criada em 274 pelo imperador Aureliano (não é ORELHIANO, ein...).

Assim, com muita "inteligência", os cristãos católicos da época resolveram camuflar esta festa com a vinda de Cristo, usando metáforas de LUZ, SOL, etc... A verdadeira data seria entre o mês de março e abril, pois eram quando os pastores pastoriavam seus rebanhos, ou seja, durante o verão, e quando o anjo anunciou a estes pastores o nascimento do salvador, eles estavam no campo, o que se leva a crer nesta possível margem de tempo. Há de se lembrar também que os judeus julgam ter sido por volta do mês de setembro.

O importante não é isso, afinal... Mas engraçado é que até hoje mantemos esta data. Afinal, bom pro capitalismo, bom pra nós, não é? Assim, nos entreguemos ao paganismo natalino solar, compremos presentes para todos da família e amigos, coloquemos na árvore de natal cheia de luzes e enganemos nossas crianças com o bom velhinho noel (que de papai não tem NADA)! Ou não.. simplesmente respeitemos a VERDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário