sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pilares – SOLI DEO GLORIA (V)

O último pilar é a indicação clara de que nada merecemos e que tudo o quanto fazemos é somente para a glória de Deus – GLÓRIA SOMENTE A DEUS.

NINGUÉM, por mais que tenha sido isso ou aquilo, que tenha feito grandes obras de bondade ou de ajuda ao próximo, que tenha feito magníficas obras de arte ou de labor, merece a glória pelo resultado. Só Deus é merecedor desta Glória. Somente Ele, por ser o criador de todas as coisas, por ter colocado inspiração em nós e até mesmo o cérebro que executa o feito. Tudo quanto fazemos é para glorificação dEle, até mesmo nosso trabalho diário. Por isso mesmo, Calvino nos diz que deveríamos procurar trabalhar por vocação, pois estaríamos fazendo nosso labor com excelência, o que não foi compreendido por Weber.

É muito comum, em nossa sociedade atual, narcisista do séc. XXI, glorificarmos a nós mesmos. Acharmos que somos os tais. Afinal, “por que devo atribuir o que fiz a Deus?”; “Eu sou isso”; “Eu sou aquilo”. O homem hoje (e no passado) vive de aparências, de títulos. O homem sempre PARECE SER, diferentemente de Deus, que simplesmente É. O homem projeta em uma imagem de si mesmo, virtual, o que gostaria de ser. O sentimento é de sempre querer parecer ser perfeito, desde Adão. Isso, pelo simples fato, de não entender o sentido de sua vida.

O livro dos Salmos (e também outros na Bíblia) deixa claro que o mundo fora criado para gloriar a Deus. Os céus proclamam a Sua glória, o sol (ao nascer e se por), os pássaros, os mares… toda a criação. O problema é sempre o homem.. ele é o único que procura o caminho inverso. A maioria ainda vai à igreja para pedir.. pedir.. pedir! Precisam de coisas, não de Deus. Aliás, precisam de Deus para conseguir coisas. Antropocentrismo PURO! Esquecem de que a razão é o culto, ou seja, a glorificação de DEUS, não do homem.

SOLI DEO GLORIA. Há glória a Deus em nossos atos, quando estes estão voltados para este sentido. Qual o pai que não se gloria ao ver o filho concluindo um curso superior ou conquistando uma vaga em tal empresa? Assim somos perante Deus, nosso Pai. Deus se gloria quando agimos com misericórdia e bondade com aqueles menos favorecidos. Deus se gloria quando fazemos nosso trabalho com excelência, sendo um ótimo advogado, um ótimo engenheiro, um ótimo gari. Deus se gloria quando agimos com ética e respeito ao próximo.

Evidente que ao agirmos desta maneira, no intuito exclusivo de glorificação do Pai, estaremos incomodando o mundo e o resultado imediato deste comportamento será o custo de suportar perseguições, calúnias e todo tido de agressão daqueles que vivem sem Cristo.

SOLI DEO GLORIA… será que um dia agiremos ou viveremos restritamente com este pensamento, sendo REALMENTE a luz do mundo?

2 comentários:

  1. Oi, meu amor! Apesar de ser uma "seguidora do seu blog" e de comentar pessoalmente com você alguns pontos, essa é a primeira vez que decido deixar um comentário aqui!

    Bem, antes de tudo, parabéns pela sua iniciativa, seu esforço e empenho na construção e manutenção do blog! Vejo sua alegria ao estudar esse assunto e tudo que esteja relacionado à palavra de Deus. Estou certa de que faz com o coração puro e com excelência!

    Sobre esse assunto especificamente, achei muito interessante seu comentário sobre o ato de pedir, que nós precisamos de Deus para pedir coisas enão somente para glorificar a Deus!

    Concordo com você! Já nos habituamos tanto a pedir que nos esquecemos do verdadeiro significado desse pedir! Alías, eu há muito pouco tempo que compreendi que devemos PEDIR a Deus. O que entendo que seja mais complicado é COMO e O QUE pedir...

    Você entende que podemos e devemos, insistentemente, pedir qualquer coisa a Deus?

    Um beijo grande.
    Giovanna

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amor.. obrigado pelo incentivo que sempre me dá, ao me acompanhar. Tenho realmente muita alegria ao estudar o assunto.

    Sobre sua pergunta, tenho a convicção que devemos sim PEDIR a Deus, pois NECESSITAMOS dEle. Sem a vontade dEle, nada somos. Assim, o pedir deve ser cotidiano, mas não deve ser ato principal em nossa relação com Ele.

    O pedir está claro na Palavra. Em João, por exemplo:

    João 14:13-14
    "E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai.

    Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome."

    João 15 : 7 "Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem."

    Espero ter ajudado, anjinho.

    ResponderExcluir